Calculando, imaginando e construindo. A matemática na Pedagogia Vivencionista

Quem nunca brincou de casinha que quebre a primeira janela! É com esta frase que iniciamos mais um Max News. As crianças do E1TB são tão criativas quanto inteligentes. Imaginem a mistura dessas duas características em crianças do primeiro ano do ensino fundamental? Pronto? Imaginou? Agora adicione uma metodologia que dá total liberdade de ação para elas. Total mesmo. O que desejam estudar, em qual ordem desejam estudar e o que pretendem fazer com o que aprenderam. Esse é o espírito! Esse é o Max e suas crianças. O projeto construções foi marcado por ser tão distinto entre os projetos dos pequenos.

Durante o desenvolvimento do projeto, o primeiro passo, responder todas as perguntas do mapa, foi tão impactante positivamente para as crianças que não haveria dúvida que a conclusão seria fenomenal. Adivinhem? Ela foi mesmo! Quando escolheram construir uma casa, as crianças (obviamente por serem crianças) não se importaram com nenhuma dificuldade. Nós, como adultos, devemos pensar: que loucura! Construir uma casa? Sempre vamos aos dois extremos, ou achamos uma ideia simples demais ou louca demais. O primeiro caso não tem espaço aqui no Max, mas o segundo, quanto mais louco, mais desafiador. É isso que queremos, desafios.

Como consequência de escolher tal conclusão, os nossos prodígios logo perceberam que deveriam ter dinheiro para o projeto dar certo. Criaram seu plano de negócios, mandaram ver no empreendimento e este não poderia ter sido mais bem aproveitado. Deu certo. Entretanto, pra dar certo, houve um caminho a ser perseguido. Cálculos básicos de área, da quantidade de madeira e inclusive a decisão sobre usar a própria madeira. Entre cartas e cálculos, um repertório vasto de conteúdo foi abordado. Em resumo, um projeto que podemos chamar de lindo. Lindo e Vivencionista, pois os fez viver cada minuto dessa experiência.

Projetos assim fazem os olhos das crianças brilharem. Não precisamos dizer o quanto os nossos próprios olhos também brilharam. Um resultado desses é obtido por não se subestimar nossas crianças. Eles se superam, eles sempre se superam!