Formando Leitores

Já há muito tempo os pais dos prodígios da Escola do Max se perguntam e nos repassam essas mesmas perguntas sobre como é o processo dos pequenos se tornarem leitores. Desde os primeiros passos na leitura na tenra infância até os complexos textos que são lidos para o desenvolvimento de seus projetos Vivencionistas, existe um processo (não tão complicado como as pessoas podem imaginar) que é usado para que as crianças consigam, de fato, explorar uma palavra em toda sua magia, ou seja, decifrem seu som e em seguida o seu significado. Para isso, o método fônico é a bola da vez!

Apesar do nome nada convencional, este método é simples e muito eficaz, dado a comprovação de seus resultados muito positivos em países como Inglaterra, França e Finlândia, este último número um em qualidade e desenvolvimento da educação no mundo! Para não complicar demais as coisas, o método fônico consiste em demonstrar, primeiramente, o som das letras aos alunos. Por exemplo, nós não precisamos saber que o nome da letra “b” é “bê”, mas o importante mesmo é saber o som que ela produz, sendo algo como “bã”. Logo mais, sendo apresentados todos os sons do alfabeto, com o tempo nós acabaremos sabendo o nome de cada letrinha. Os resultados não poderiam ser melhores!

As crianças simplesmente amam a forma de como os sons são apresentados. Tanto em português quanto inglês, o uso da “preguicinha” é fundamental para o desenvolvimento da decodificação do som das palavras. Esta ferramenta consiste em um envelope e tiras de papel com as letras que formam palavras. Essas letras saem pouco a pouco da esquerda para a direita, aparecendo uma letra atrás da outra e assim as crianças vão fazendo os sons. Após terminarem de executar todos os sons, os pequenos começam a pensar no significado das palavras. Eles fazem competição, se ajudam e inventam um monte de outras formas de ler o que vai sendo apresentado. Com palavras que estão sempre contextualizadas nos projetos das crianças, elas sempre estão muito felizes e motivadas ao lerem as palavras que vão saindo de dentro do envelope. A felicidade que eles ficam ao lerem e entenderem uma palavra são notáveis. Com muita diversão e entusiasmo, o método fônico chegou pra ficar. Assim, formamos não somente leitores que decodificam palavras, sentenças ou textos, mas sim amantes dos livros e da mágica que eles proporcionam.