Memória que não se cala

Um dos objetivos da educação é passar conhecimento às nossas futuras gerações. No entanto, hoje em dia, isso parece estar às avessas, pois na Escola do Max, nossas crianças protagonizam o ensino e nós, ao invés de termos uma estrada que vai apenas ao horizonte, temos vias de mão dupla, com a troca de viveres e saberes. Isso foi o que pautou o projeto de língua portuguesa baseado na ditadura militar brasileira.

Os projetos Vivencionistas nos dão essa possibilidade de explorar o que quisermos e isso não é novidade, mas o que nos chama mais atenção foi a vontade das nossas crianças em desvendarem o que foi a ditadura, quem governou o Brasil nessa época e o porquê ela teve seu fim. As descobertas foram abrindo caminho para eles e para a criticidade dentro deles. Dessa forma, a decisão de uma conclusão não poderia ser mais completa. Criar um website falando sobre o período abordado em seu projeto. Mas, para que o site desse mesmo certo, eles decidiram não apenas tirarem as informações da internet, como também visitarem o Memorial da Resistência localizado ao lado da Sala São Paulo no centro da cidade.

Graças aos empreendimentos realizados pela turma não foi difícil capitalizar os recursos necessários. Portanto, após entrarem em contato com o transporte, agendaram o dia e tudo ficou acertado. Quando o momento chegou para que visitassem o Memorial, eles foram para uma espécie de “viagem no tempo” que permitiu que revisitassem locais como celas, ler escritos nas paredes de pessoas que foram detidas para interrogatório, homenagens às pessoas que lutaram e sofreram consequências por parte do regime. Enfim, uma visita que os deu muito em que pensar. Vale lembrar que tudo por iniciativa deles próprios.

Com todas as pesquisas virtuais e in loco, criar o website foi um verdadeiro prazer. O site ficou com muito conteúdo, desde a história em si até a análise de músicas feitas na época, os governantes e como a censura era praticada. Mostrar os resultados do trabalho duro é algo que todos gostamos de fazer e isso deu a motivação e significação necessárias para que nossos alunos, mais uma vez, dessem o seu melhor. Para que vocês testemunhem e sintam o que nós sentimos de orgulho, o link do website criado pelas crianças vai em seguida. Por razões assim é que nunca deixaremos a nossa filosofia da busca pela felicidade morrer, pois isso é viver, um eterno aprendizado, e isso nos lembra de perpetuarmos o que fizemos de bom e corrigirmos os nossos erros passados.

Acesse o site feito por eles, clicando aqui.