Projeto Política do Brasil

Os alunos estavam super ansiosos pela escolha do 2º projeto do ano letivo. Assim, em meio a revistas dos mais variados assuntos e diversas discussões sobre os temas lidos, muitas ideias foram trazidas para votação. Em meio a todas elas, surgiu um tema que despertou grande interesse na turma: Políticas do Brasil. Assim, diversos questionamentos sobre a política do nosso país invadiram a sala de aula!

A partir da curiosidade da turma a respeito dessa área, surgiram diversos assuntos ligados aos diferentes cargos políticos, como chegamos à configuração da política atual e sobre o tão comentado assunto do momento: IMPEACHMENT.

Em uma das fases do projeto os alunos puderam entender os diferentes cargos políticos e a perceber a importância de uma avaliação criteriosa dos programas de governo. Levando-os a identificar os valores embutidos nas propostas dos candidatos, confrontando-as com os seus valores, expectativas e as reais necessidades do povo brasileiro. Saber claramente o que compreende cada uma dessas funções é apenas um dos elementos relevantes no processo de escolha consciente dos futuros líderes da nação.
Por meio desses estudos foram desenvolvidos conteúdos de Língua Portuguesa como substantivos, adjetivos e locuções adjetivas, concordância nominal, verbos, concordância verbal, estrutura textual e linguagem formal, além do contato direto com diversos gêneros textuais. Em Matemática, os alunos trabalharam com unidades de medida de tempo, classe dos milhões e dos bilhões. Conteúdos desenvolvidos por meio da leitura de textos, pesquisas e atividades diversas em sala de aula.

Depois de muitas pesquisas, surgiu a ideia de organizar uma manifestação em defesa de nosso país.

A turma organizou suas ideias e logo percebeu que precisaria entender o que é uma manifestação e como ela acontece. Sendo assim, pesquisaram notícias de jornal e na internet informações que lhes chamassem a atenção em relação às manifestações. A partir daí foi realizado um debate para esclarecer perguntas e dúvidas que tinham a respeito. Com isso, os alunos desenvolveram a forma verbal e escrita as suas ideias, aprendendo, na prática, a como se colocar, questionar, negociar, conciliar, encontrar formas de se expressarem sem que precisem da anulação de qualquer indivíduo ou dos grupos.

Tudo esclarecido, a turma convocou todos os alunos da escola para participarem da manifestação em prol do nosso país. E como não poderia ser diferente, foi um sucesso!

O mais importante de tudo foi que os alunos descobriram como é importante o ato de criar regras para serem seguidas por todo o grupo. Aprenderam na prática um pouco sobre o que é fazer política, o que é participar, como descobrir e valorizar afinidades sem precisar anular completamente as individualidades, entre outras propostas possíveis. Um grupo pode desenvolver mais a parte crítica, expondo as questões sobre as quais o povo tem reclamado nas ruas. Outro grupo pode exercitar como seria possível desenvolver aquelas críticas já passando para o “como” fazer, isto é, o grupo procuraria desenvolver a capacidade de propor soluções, indo além das reclamações e críticas.

Profª Erika R. Ferracini