Alunos do E3MB se aventuram no Projeto Camping

O projeto Camping foi, sem dúvida, o maior dos empreendimentos do E3MB no ano de 2015. Os alunos chegaram a esta proposição por sugestão de uma das alunas que havia tido esta ideia mesmo antes do processo de escolha do tema (que é feito por meio do brainstorm, utilizando revistas).

As boas surpresas vieram desde o dia que foi feito o mapa, já que as questões se mostraram muito pertinentes, tanto ao assunto num geral, como também relacionando temas transversais, por exemplo: ecologia, biologia, técnicas de escotismo e sobrevivência na selva, etc.

A partir das primeiras pesquisas pudemos estudar o inglês da melhor maneira proposta pelo vivencionismo, ou seja, intimamente relacionado ao interesse dos alunos. Os textos lidos e produzidos foram muito ricos em novo vocabulário. Também trabalhamos sobre como fazer resumos, listas, apontamentos e mapas explicativos com breves textos sobre assuntos direcionados.

Os alunos já tinham ideia da conclusão desde a escolha do projeto: queriam acampar. Assim, procuramos por algumas formas de fazê-lo; poderíamos acampar no gramado da escola, ou visitar algum sítio que oferecesse o day camp, porém, escolhendo alguma destas opções o contato com a mata, real desejo das crianças, não seria possível. Assim, procuramos lugares onde poderíamos fazer uma trilha pela mata atlântica. Inicialmente, entre outros lugares pesquisados, escolhemos fazer a trilha de Paranapiacaba, na serra do mar.

Para que nossa viagem fosse possível, as crianças fizeram uma venda de produtos de beleza variados. Fizemos então, em inglês, o orçamento para calcular os possíveis gastos e o lucro. Fizemos também o catálogo dos produtos a serem vendidos. Assim, os alunos venderam os itens por uma semana (na escola e em casa). Ao final do prazo, calculamos os gastos e percebemos que não seria possível realizar a viagem até a Vila de Paranapiacaba. Precisávamos de mais dinheiro, porém, o prazo para o término das vendas tinha acabado.

Felizmente, nem tudo estaria perdido: pesquisamos outros locais aos quais pudéssemos ir. Durante esta pesquisa, descobrimos o Parque Estadual da Serra da Cantareira na Zona Norte de São Paulo. O parque oferecia a trilha assim como queríamos, além de proporcionar verdadeiras aulas sobre a Mata Atlântica, sua fauna e flora.

Marcamos a data e fizemos a visita ao parque. A visita nos surpreendeu e foi de grandes aprendizados. O dia não poderia ter sido melhor, assim como nossa sensação de dever cumprido!

Teacher Caroline Bohone

Confira as fotos!