“A história americana pelo olhar dos alunos do E4”

O segundo semestre para a turma do E4MA começou de maneira absolutamente cheia de energia. De diversas ideias que poderiam ser escolhidas, a história dos Estados Unidos foi a decisão. Ao escolherem o projeto, de pronto já começaram a levantar suas dúvidas e curiosidades. Com este resultado, tiveram uma gama de conteúdos a serem estudados de proporções bem generosas, pois suas perguntas íam desde o possível “descobridor” dos E.U.A até a história da Casa Branca. Portanto, não faltaram maneiras interessantes de aprender. O tempo seria o mentor da história.

Durante as pesquisas, os próprios alunos acabavam por ter novos questionamentos, entretanto, nada que ficaria no caminho de suas mentes curiosas. Dia após dia, durante uma semana, suas mentes foram tornando-se mais esclarecidas com as respostas que viram. Entre este período e o próximo, a conclusão das crianças seria pautada por algo que surgiu durante suas pesquisas: a guerra civil americana. Este episódio que, de fato, dividiu a história dos Estados Unidos da América, foi o marco também definitivo do projeto das crianças. Portanto, foi decidido que fariam uma peça inspirada nesse acontecimento, mas com um enredo inventado por eles próprios. E assim a conclusão teve início.

Durante o período de preparação da peça, os alunos empenharam-se de forma quase que maestral, mostrando felicidade e, principalmente, interesse naquilo que faziam. A todo ensaio eles tinham certeza de que sua peça seria um sucesso, pois com tanto esforço colocado, não haveria lógica em não haver reconhecimento. Foram pesquisadas roupas de época, falares dos habitantes, entre outras características do recorte histórico selecionado. Logo, algumas expressões mais antigas tiveram de ser estudadas, como também uma breve introdução à história do teatro, nascido na Grécia e sobrevivido há incontáveis anos até os dias de hoje no Max. Duas semanas depois de muito trabalho, tudo estava pronto, incluindo a divulgação da peça e horários de exibição. Inclusive os pais foram convidados. Para as crianças, havia a pressão de ir tudo perfeito. E por que não iria? Esforçaram-se tanto para conseguir. Eis então que o dia da apresentação chegou.

Com todos em seus postos, baseada em uma pontualidade britânica, a peça foi um enorme sucesso. Houve o momento histórico da abolição da escravidão por Abraham Lincoln, batalhas travadas com Jan Ken Po, entre outros momentos memoráveis que, com certeza, ainda residem nas mentes dos que estavam presentes. As crianças foram aplaudidas por colegas, coordenadores e pais, mas não por mera convenção social, e sim pelo fruto do seu lindo e inspirador trabalho.

Teacher Rodnei dos Santos