Turma P2TC vivencia o mundo dos ‘Trucks’

A turma do P2TC começou o ano bem animada! Os pequenos, que durante as pesquisas para a escolha do tema demonstraram interesses dos mais diversos, escolheram conhecer mais sobre Trucks (Caminhões).

Norteados pelo mapa, foi possível observar o quanto os alunos eram curiosos sobre os diversos tipos de caminhões, para que eles serviam, quais as cores e os tamanhos de cada um e como cada um se movimenta nos espaços rurais e urbanos.

Assistimos a alguns vídeos e percebemos que os Trucks são meios de transporte intimamente relacionados ao trabalho e algumas profissões. Por exemplo, escavadeiras, caminhões de lixo e de bombeiro fazem parte do dia-a-dia de engenheiros, garis e bombeiros, respectivamente. Outros são utilizados para transportar grandes quantidades de produtos como areia, cimento, produtos industrializados, entre outros.

Também há caminhões que fazem entregas na porta de nossas casas, chamados de DeliveryTrucks. Cada um deles é equipado com as estruturas de que precisam. Há ainda caminhões menores, como a famosa PickupTruck, que foi trazida à escola pelo pai de uma das alunas. A visita foi muito empolgante! Brincamos com a buzina e as crianças puderam subir na caçamba.

Por meio desse estudo e da interação das crianças, foi possível trabalhar o vocabulário de meios de transporte e profissões em inglês, desenvolvendo a oralidade da turminha na língua.

Depois de tanto conhecimento, ficou decidido que construiríamos estes caminhões. Então, começou nosso trabalho mais divertido! As crianças pediram aos demais alunos e aos pais que trouxessem para a escola os materiais utilizados na construção de seus caminhões. Foram pedidas caixas de papelão e latas.

Por dia montávamos e pintávamos um caminhão escolhido. Mas, como conseguir mais cores, se estavam disponíveis somente os potes de tinta vermelha, amarela, azul, branca e preta? Surgiu aí uma oportunidade de misturar livremente algumas tintas e buscar novos resultados. A partir das cores primárias – red, yellow and blue – e dos pigmentos – black and white – pudemos descobrir juntos um universo de novas possibilidades e aprender a pronúncia da grande quantidade de cores que deram vida aos nossos trucks.

A parte mais divertida foi pintar os caminhões (para as crianças e também para a teacher). A exposição está marcada para a segunda semana de abril, quando todos os caminhões estarão prontos. Pais e alunos serão convidados e o P2TC terá o prazer de contar a todos sobre seu projeto.

Teacher Caroline Bohone