Turma do E5MA cria parque temático no Projeto Mundo Animal

A turma do E5MA iniciou o ano com o projeto Animais. Em meio a curiosidades sobre como as cobras trocam de pele, por que os pinguins não voam, o tempo de gestação de um avestruz, o estilo de vida dos dinossauros, animais usados em guerra e diversas outras, os alunos mergulharam na fauna do planeta, aproveitando para discutir cadeias alimentares, desequilíbrio ambiental e condições climáticas brasileiras e internacionais, desenvolvendo conteúdos ligados à área de Ciências, Ecologia e Meio Ambiente.

Para concluir o projeto, a criativa turminha decidiu criar um parque temático com animais pré-históricos e diversas atrações interativas. O empreendimento rendeu aos alunos muito conhecimento em História, já que foi preciso pesquisar as divisões desse período, o surgimento do homem e a evolução dos seres vivos.

Iniciando o empreendimento, os alunos tiraram medidas de algumas crianças e calcularam a média de altura entre os alunos da escola, a fim de confeccionar dois dinossauros com os quais era possível tirar foto. Precisaram ainda dominar o cálculo de área para fazer a disposição das atrações na sala de aula, garantindo aos visitantes conforto e organização durante a visitação. A turma também precisou trabalhar o conceito de volume e as medidas de capacidade, já que coletou água de reuso para encher a piscina que foi utilizada na pesca.

Para a confecção de todas as atrações do parque, foi preciso comprar materiais, como papel, tinta e cola. Assim, os alunos criaram a “Max Books”, uma locadora de livros e gibis. Usando os livros disponíveis em sala para o Clube do Livro e trazendo alguns de casa, os alunos organizaram o espaço da sala como uma verdadeira livraria e garantiram investimento zero, já que não possuíam dinheiro em caixa para investir em um negócio. Muito organizados, os alunos conduziram os locatários pela livraria, indicando leituras de acordo com a faixa etária e a preferência literária de cada aluno. Todas as locações foram anotadas e assinadas em uma lista, garantindo assim a devolução de todos os livros.

O sucesso da locação rendeu o dinheiro necessário para a turma investir em material e colocar a mão na massa na construção do parque, que contava com diversas atrações: exposição de fósseis, dinossauros para fotografar e subir, pescaria e um aviário pré-histórico.

Em Língua Portuguesa, os alunos trabalharam a leitura e a interpretação de textos instrucionais, para a confecção dos fósseis que foram expostos e artigos de divulgação científica para a montagem de placas informativas na seção das aves primitivas, local do parque onde era possível conhecer um pouco mais sobre os ancestrais de grande parte de nossa fauna.

A turma então dividiu as tarefas de trabalho no parque e, embarcando em um dia como monitores, esbanjou conhecimento sobre os seres pré-históricos, além de guiar pais e alunos pelas dependências do parque, garantindo a diversão de todos.

Confira as fotos!