Turma do K2TB aprende sobre anatomia e muito mais no Projeto Corpo Humano

A turma do K2TB começou o semestre com bastante disposição e decidiu como tema de projeto “Corpo Humano”, assunto que deixou toda turma muito envolvida. Juntos os alunos elaboraram o mapa com diversas perguntas como: “Por que temos cérebro? Como nos mexemos? Por que nós temos ossos?”

Logo no início das pesquisas muitos alunos da turma trouxeram livros e isso só aumentava o interesse deles em saber mais sobre o corpo humano. Durante as leituras, uma aluna deu a ideia de escrever cartas para alguns pais da turma que são médicos e assim tirarmos nossas dúvidas sobre o funcionamento de nosso organismo. A turma, é claro, adorou a ideia de poder entrar em contato com esses profissionais instigantes e logo surgiu a dúvida: “Mas como deve ser uma carta para um médico?”. Desse modo, foi possível trabalhar com o gênero textual carta: sua estrutura, linguagem e ortografia, desenvolvendo a linguagem e a escrita da turma.

Os pais embarcaram na ideia e aceitaram prontamente ajudar a turminha em suas pesquisas. Desse modo, os alunos se organizaram em dois dias para recebê-los, trabalhando assim com a organização, o calendário e as medidas de tempo, a fim de organizar as palestras com muito cuidado.

Nos dias marcados para as palestras, a turminha estava delirando! Todos prestaram muita atenção nos conhecimentos passados pelos palestrantes e, além de responderem perguntas relacionadas ao mapa, descobriram que o cérebro é o principal comandante de nosso organismo, desenvolvendo diversas funções ao mesmo tempo.

Além disso, os alunos puderam manusear um boneco de plástico trazido por uma das palestrantes, no qual puderam identificar e observar os órgãos e sua localização dentro do corpo. Também puderam utilizar alguns instrumentos ligados à medicina, como o medidor de pressão, termômetro digital, estetoscópio e otoscópio (usado para examinar o ouvido). Por fim, observaram pastilhas usadas em exames de sangue, conhecendo mais esse importante componente de nosso corpo.

Certamente foram dias muito marcantes para a turminha, que além de ampliar seus conhecimentos, desenvolveu a oralidade. Depois de toda essa pesquisa, os alunos se sentem mais do que preparados para arrasar na conclusão. O que será que eles estão “aprontando”?

Não deixe de conferir as fotos!