E6MA e E7MA desvendam o mundo dos vírus e dos seres microscópicos

Nas últimas semanas, os alunos do 6° e 7° ano da Escola do Max desenvolveram um projeto voltado para o estudo do misterioso e fascinante mundo dos vírus. Misterioso, pois descobriram como os vírus (de dimensões nanométricas e sem possibilidade de visualização em nosso microscópio escolar), podem infectar diversos seres vivos. É também fascinante, pois ao longo do projeto os alunos descobriram que os vírus possuem papel relevante, por exemplo, em um ecossistema marinho.

Na condução de tal estudo os alunos conseguiram relacionar este tema a muitos outros. Assim, discutiram o porquê de alguns cientistas defenderem que os vírus são seres vivos, enquanto outros defenderem que eles não são.

Considerando o interesse sempre presente dos alunos por temas ligados ao ambiente marinho, utilizaram um material extraído de um livro de biologia marinha a fim de descobrir se existem vírus no mar.

Os alunos ficaram maravilhados quando descobriram a presença desses seres, e de maneira abundante, causando a infecção de bactérias, algas, microcrustáceos, moluscos, entre outros. Com a oportunidade de expansão do tema, os alunos realizaram a comparação entre os vírus e demais seres microscópicos (bactérias, protozoários, alguns fungos) a fim de estabelecer relações com a nossa saúde identificando algumas das principais doenças causadas por eles.

Para conclusão do projeto, os alunos aproveitaram a discussão mundial que tem sido feita sobre o vírus Ebola e decidiram construir uma maquete para apresentação do tema aos outros alunos da escola. Para isso, inicialmente estudaram os principais tópicos relacionados à doença e ao próprio vírus Ebola, a partir de um material divulgado pelo CDC (Centers for Disease Control and Prevention), e elaboraram a maquete com base em imagens do vírus divulgadas por centros de pesquisa. A apresentação, que contou também com a presença de outros professores, promoveu grande interação por parte dos alunos do Ensino Fundamental I, os quais em alguns momentos demonstraram uma mistura de apreensão e curiosidade por algo que é invisível, porém causador de uma doença que tem preocupado toda a população mundial.

A apresentação, de modo bem natural, evoluiu para um debate entre os alunos de diferentes idades proporcionando um grande esclarecimento do que é mito e do que é verdade nos fatos que vêm sendo divulgados pela mídia acerca do vírus Ebola.