Crianças do 1º ano concluem Projeto Meio Ambiente com uma Oficina de Arte

Crianças do 1º ano concluem Projeto Meio Ambiente com uma Oficina de Arte. Confira!

Durante um bimestre, a turminha do E1TA dedicou-se ao estudo do Meio Ambiente.
Em suas pesquisas, descobriram curiosidades sobre os reinos animal e vegetal, leram sobre desastres naturais e conheceram um pouco mais sobre o uso dos recursos naturais e seus impactos na natureza.

Durante uma pesquisa sobre a fabricação de papel a partir da celulose, a curiosidade dos alunos se voltou para a reciclagem dos materiais utilizados pelo homem, descobrindo que muitos recursos podem ser reaproveitados em vez de jogados no lixo.

Desse modo, a turminha pesquisou sobre a diferença entre reciclagem e reaproveitamento do lixo, discutindo sobre os prejuízos causados pelo acúmulo de lixo na natureza e as alternativas para evitar esse acúmulo. Daí surgiu a ideia de reaproveitar o lixo produzido por eles e pelos outros alunos da escola, recolhendo-os para produzir brinquedos.

A atividade interessou tanto que a turma acabou tento uma brilhante ideia para concluir seu projeto: promover uma oficina na qual os participantes aprendessem a fazer diversos brinquedos reaproveitando seu lixo. Desse modo, além de diminuir o acúmulo de dejetos na natureza, os palestrantes também estimulariam a reflexão sobre o reaproveitamento do lixo.

A partir daí foi o momento de pesquisar o que poderia ser feito a partir do lixo produzido em nossas casas. Conseguir a matéria-prima para o seu empreendimento não foi difícil. Para isso, a turminha precisou dominar a escrita de cartazes e pedir garrafas plásticas, rolinhos de papel, caixas e outros materiais que poderiam ser utilizados em suas oficinas.

Com o material que foi entregue na escola em mãos, foi o momento de organizar. Assim, foi possível trabalhar com o conceito de recursos naturais e promover discussões estimulando a turma a pensar de onde vêm as garrafas, papelões e caixas e qual o seu tempo de decomposição na natureza, desenvolvendo a leitura e escrita de números de centena e unidade de milhar. A turminha também pode trabalhar com a ideia de multiplicação, separando de 4 em 4 tampinhas para as rodas dos carrinhos, de 3 em 3 rolinhos de papel para o castelo, entre outras separações necessárias para a organização da

Para organizar as datas e horário da atividade, a turminha mostrou domínio da ideia de divisão, separando os alunos e pais em grupos pequenos, a fim de atender a todos com qualidade, além do domínio das unidades de medida de tempo, estabelecendo o tempo necessário para o bom desenvolvimento da

Em meio a tanto trabalho, ainda sobrou tempo para pensar em elaborar uma apostila, como em todas as importantes oficinas oferecidas. Desse modo, a turma entrou em contato com textos instrucionais, conhecendo sua estrutura e linguagem. Os alunos também fotografaram o passo-a-passo da construção de cada um dos brinquedos, como carrinhos, borboletas e castelos, garantindo que todos que lessem a apostila conseguiriam reproduzir os brinquedos em casa. Pensando no meio ambiente, é claro, os alunos utilizaram folhas de papel reciclado na impressão do

Para incentivar e garantir a presença de um grande público nas oficinas, a turminha decidiu que a entrada seria gratuita. Porém, pensando na estratégia de marketing, decidiu ensinar o público a construir apenas um brinquedo, estimulando a compra da apostila para ter acesso ao modo de fazer dos outros brinquedos que foram produzidos em sala e expostos durante as palestras. Turminha empreendedora, não é mesmo?

A plateia aprovou o curso e garante que aprendeu muito sobre meio ambiente, consciência ecológica, reciclagem e reutilização de matérias com a turminha. Essa certamente será uma experiência que todos levarão para a

Ficou de fora desse evento? Confira as fotos!