Alunos do 5º ano concluem projeto sobre o Egito com uma exposição incrível!

A turma do E5MA acabou de concluir o projeto Egito e Seus Segredos com uma exposição incrível!

O segundo projeto do ano teve como tema os mistérios do Egito Antigo. Durante as pesquisas, a turma conheceu a cultura, a religião e o desenvolvimento da sociedade egípcia. A cultura do país chamou muito a atenção dos alunos, que foram a fundo no estudo do processo de mumificação, no desenvolvimento da arte e da escrita em forma de hieróglifos. Para isso, buscaram diversas fontes, como internet, revistas e livros.

Durante as discussões a respeito da cultura egípcia, a turma teve a brilhante ideia de montar uma exposição sobre o Império Egípcio, transportando as pessoas para dentro de uma pirâmide.

Partindo dessa ideia, deram início às atividades para a elaboração da conclusão. Inicialmente, foi preciso montar uma planta da sala de aula, local escolhido para a exposição. Assim, foi possível desenvolver conteúdos Matemáticos, como área e perímetro, trabalhando com as unidades de medida de comprimento e superfície. Assim, a turma pôde escolher o tecido para fazer a forma da pirâmide e organizar a disposição das estações da exposição.

Em seguida, calcularam os gastos necessários para a realização da atividade. A partir daí, foi o momento de decidir o que vender para arrecadar o dinheiro necessário para a compra dos materiais para a realização da exposição, nomeada “Antigo Egito”. Depois de uma reunião entre a turma e pesquisas de opinião, surgiu a “Biscoteca”, uma loja onde o cliente compraria seus biscoitos e aproveitaria para dançar. A ideia de marketing foi muito trabalhada pela turma, considerando que a novidade inusitada atrairia mais compradores em seu empreendimento.

Os alunos então pesquisaram receitas simples de biscoito, com baixo custo. Faltava o capital inicial para o preparo dos alimentos. Em uma reunião com a professora, a turma pediu o empréstimo, elaborando um termo com data para devolução e os juros estabelecidos. Desse modo, os alunos precisaram dominar o cálculo da porcentagem para estabelecer um pagamento justo.

Com o dinheiro em mãos, foi o momento de calcular quantas receitas precisariam ser feitas, trabalhando as operações com números decimais e a unidades de medida de capacidade e massa. Os alunos então encomendaram os ingredientes em um supermercado online, aproveitando para calcular o custo da venda para estabelecer o preço dos biscoitos. Também foi preciso elaborar uma autorização para o uso da cozinha e do forno à coordenação, utilizando a linguagem formal.
No dia marcado, os alunos prepararam os biscoitos e montaram a loja com todo o cuidado e capricho e receberam os clientes com toda a cordialidade e animação de uma verdadeira balada. Os clientes se divertiram a valer comendo biscoitos, dançando ao som de música eletrônica e embalados por luzes piscantes. Por fim, a turma contabilizou o dinheiro arrecadado, calculou os juros e devolveu o empréstimo à professora.

Com o dinheiro arrecadado, foi possível comprar tecidos para a “construção” da pirâmide e para a confecção das fantasias dos expositores, divididos em escribas, guardas, escravos, Cleópatra e Faraó.

Em seguida, a turma iniciou o desenvolvimento da exposição, confeccionando os tronos dos reis, desenhos de deuses em tamanho natural para representar a arte egípcia, um sarcófago e até uma múmia em tamanho natural! Nesse momento, percebendo que a exposição teria um grande destaque, se deu conta de que apenas uma manhã seria insuficiente para sua apresentação. Por isso, decidiu realizar uma reunião com a coordenação e direção, pedindo autorização para a utilização da sala em período integral, por dois dias. O pedido só foi aceito mediante a assinatura de um termo de responsabilidade de cuidado com a sala, elaborado pela própria turma.

No dia marcado para montagem, todos estavam muito empolgados. Ao verem a sala de aula tomando forma de pirâmide, os alunos deliraram! Após a montagem do “esqueleto” da pirâmide, foi o momento de montar a parte de dentro, separando a parede para os escribas, pendurando os deuses, montando o templo para o faraó e a Cleópatra e a tumba da múmia. Para finalizar o clima do Egito, a turma adicionou música ambiente e papel crepom no chão, simulando areia.

No dia seguinte, a turma recebeu os visitantes, que aprenderam sobre a cultura, a sociedade, as artes e o processo de mumificação egípcio, muito bem explicado pelos expositores, com textos elaborados pelos alunos.

Uma experiência como essa certamente ficará na memória de todos.

Não deixe de conferir as fotos!