Projeto Corpo Humano é concluído com uma exposição surpreendente

A turma do E4MA fez diversas pesquisas a respeito do Corpo Humano. Assim, puderam descobrir alguns mistérios e curiosidades dessa máquina tão cheia de segredos que mantém a nossa vida.

Em suas pesquisas, os alunos puderam estudar sobre os sistemas do corpo humano, descobrindo como funcionam os nossos sentidos, o processo de cura de algumas doenças e o cérebro, comandante de nossas ações, além de tirarem dúvidas sobre a reprodução humana.

Durante a leitura de textos sobre a reprodução humana, assunto que despertou muito interesse na turma, os alunos decidiram transformar a sala de aula em um útero e eles em células reprodutoras humanas.

Após algumas discussões entre eles, porém, perceberam que essa atividade abrangeria um número pequeno de visitantes, já que os alunos menores não entenderiam do assunto, o que tornaria a exposição sem sentido para muitos alunos da escola ou o número de visitantes muito pequeno.

Em uma reunião para observar os temas estudados, os alunos logo tiveram uma nova ideia: representar o cérebro, em tamanho grande, dentro da sala de aula, para que todos pudessem conhecer seus hemisférios e a função de cada parte do órgão em nosso corpo.

Assim, foram a fundo nas pesquisas sobre o sistema nervoso e todas as tarefas que o cérebro executa: atenção, habilidades artísticas, escrita, cálculo, comportamento, sentidos, equilíbrio, entre outras.

Utilizando dinheiro de seu caixa – adquirido na venda de sucos no projeto anterior – os alunos compraram papéis de seda para fazer o cérebro, além de utilizarem jornal e papelão, fazendo um efeito 3D e colocando janelinhas para ilustrar cada região do cérebro e sua função. Desse modo, além de trabalhar a criatividade, a turma pôde desenvolver conceitos matemáticos ligados à área, para calcular a quantidade de folhas a serem compradas.

Ao final da montagem, utilizaram um pisca-pisca para representar as sinapses – estímulos nervosos passados entre os neurônios e penduraram o grandioso órgão reproduzido no teto da sala, de modo que os visitantes pudessem passar entre os hemisférios.

Com o cérebro montado, foi o momento de retomar as pesquisas iniciais sobre o sistema nervoso e preparar textos expositivos para explicar ao público sobre as funções do cérebro. A turma, então, preparou cartazes para divulgar o evento, que teve entrada franca. Assim, puderam trabalhar tanto a linguagem formal, quanto a informal, refletindo sobre a função da escrita em seu cotidiano.

Nas datas marcadas, pais e alunos visitaram a sala de aula, que tinha como entrada um grandioso ouvido. Assim, os visitantes se sentiam literalmente dentro de uma cabeça.

Muito empolgados com sua exposição, os alunos do 4º ano guiavam os visitantes pelo interior do cérebro, dividindo com eles todos os conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento de seu projeto.

Não deixe de conferir as fotos!