Alunos do 4º ano descobrem o poder das plantas no Projeto Ciências Naturais

Durante o mês de fevereiro, a turma do 4º ano fez diversas pesquisas a respeito das Ciências Naturais, primeiro projeto do ano. Assim, puderam conhecer amplamente o mundo das plantas, trabalhando as ideias de Biomas e Meio Ambiente.

Em suas pesquisas, os alunos estudaram as partes de uma planta, os benefícios das frutas em nossa alimentação, a produção de remédios a partir de vegetais e aproveitaram as aulas de laboratório para fazer experiências sobre o ciclo da água e observar os cogumelos, fungos importantes na alimentação humana.

Foi lendo textos sobre plantas medicinais que surgiu a ideia de elaborar uma exposição sobre o poder das plantas no organismo humano, tanto medicinal, como venenoso, já que esse assunto era de pouco conhecimento de todos.

Para criar um ambiente convidativo, a turma decidiu comprar mudas de plantas para explicar aos visitantes quais são suas funções em nosso corpo. Desse modo, precisaram levantar capital para essa compra.

Ligando seus conhecimentos sobre alimentação à necessidade de dinheiro, os alunos tiveram a ideia de criar a empresa Suco Ciência e vender deliciosos sucos de limão e laranja para a escola.

Assim, precisaram elaborar textos instrucionais e requerimentos, dominando sua estrutura e linguagem, a fim de conseguir autorização para a realização de seu empreendimento e buscar receitas simples e práticas para a realização na escola. A turminha também trabalhou bastante com o sistema monetário, calculando o gasto de cada copo de suco e um preço justo para a venda, além de montar gráficos com a preferência do público nos sabores dos sucos.

Com o sucesso da venda, os alunos conseguiram dinheiro suficiente para comprar as mudas. Porém, quando foram se informar sobre a compra das mudas, descobriram que o Viveiro Manequinho Lopes faz doação de mudas para serem plantadas e difundidas pela cidade. Assim, a mudas ficaram sob os cuidados da turma durante os dias que antecederam a exposição.

Os alunos precisaram pesquisar e produzir fichas informativas sobre essas plantas para expor e também para aprender a cuidar de cada uma delas, evitando que morressem antes do tempo.

Com todo o cuidado e a atenção dada para esse projeto, é claro que a exposição foi um sucesso. Muito organizados, os alunos dividiram a visitação me turmas, garantindo um atendimento individualizado a cada um dos visitantes. Quem passou pela exposição muito bem montada no parque, pode conhecer diversos tipos de plantas e suas ações – tanto venenosas quanto medicinais – em nosso organismo, além de sair com receitas bastante funcionais de chá de ervas e xarope de guaco.

Por fim, garantindo que a as plantas doadas tenham vida longa, plantaram todas na horta da escola, onde podem cuidar diariamente de cada uma das mudas.

Perdeu essa incrível exposição? Não deixe de conferir as fotos!