Alunos do 2º ano desenvolvem habilidades empreendedoras vendendo Milk Shakes.

Para concluir o projeto Pintores Brasileiros, a turminha do E2MA precisa comprar telas para pintar. Por conta disso, decidiu fazer sua primeira venda nesse ano.

Depois de uma votação na qual foram expostas ideias de venda, os alunos decidiram vender milk shake, por conta do verão. Assim, pesquisaram a receita e os preços dos produtos para concretizar esse empreendimento. Mesmo constatando que a venda precisava de um investimento inicial alto, concluiu que seria a melhor oportunidade de no momento.

A turminha então deu inícios aos preparativos para a realização da venda, elaborando cartazes, pesquisando o preço justo para seu produto e pegando um empréstimo com a professora para a compra dos ingredientes. No meio de tanta euforia, porém, acabaram se esquecendo de fazer um levantamento quantas pessoas comprariam o milk shake, informação importante para o cálculo da quantidade de matéria-prima comprar. Assim, acabaram estimando uma quantidade de sorvete muito menor do que a necessária para atender seus clientes.

Os alunos, porém, só perceberam essa “falha” na hora em que estavam preparando os milk shakes de morango, quando o pote de sorvete acabou antes mesmo de finalizarem o preparo. Tomando uma decisão rápida, decidiram diminuir a quantidade do produto pela metade, diminuindo também o preço.

O preço mais barato do produto, aliado à temperatura alta de uma sexta-feira de verão, fez as vendas decolarem, o que aumentou ainda mais o número de clientes na fila para a compra, causando um certo desconforto tanto para os vendedores quanto para os consumidores, que exigiam atendimento rápido e o recebimento do seu produto.

Os shakes, conforme o previsto pelos alunos do E2MA durante o preparo, não foram suficientes para atender a toda a clientela, que obviamente ficou extremamente insatisfeita com a situação. Um dos clientes, além da reclamação informal durante a venda, redigiu uma carta formal de reclamação à empresa, deixando clara a sua insatisfação com a falta de consideração da empresa com todos os seus clientes.

Ao final da venda, a turminha aproveitou para fazer uma reunião entre os proprietários da empresa e discutir pontos positivos e negativos, anotando-os e aproveitando para discutir sobre a necessidade de um bom planejamento para a realização de um bom empreendimento. A turma também contabilizou o lucro bruto obtido, pagou o empréstimo e calculou o quanto sobrou em caixa, constatando que, por conta da pouca quantidade de shakes vendidos e o preço que teve de ser diminuído, não atingiu o valor necessário para a compra das telas.

Assim, além de desenvolver conceitos de Língua Portuguesa e Matemática, os alunos também puderam trabalhar com a frustração, replanejando suas ações para atingir seus objetivos e realizar a tão desejada exposição.

A turminha avisa que logo estará de volta com uma nova venda e promete que será um sucesso.