Turma do E1TA cria uma campanha de doação de sangue e aprendem sobre ciência

Durante os primeiros meses do ano a turminha do E1TA se empenhou bastante no estudo do corpo humano e suas funções.

Em uma das pesquisas, os alunos descobriram sobre a composição do sangue e a possibilidade de uma pessoa receber sangue de outra, quando necessário.
Após muitas pesquisas, conheceram os hemocentros e sua função e logo surgiu uma ideia brilhante: criar uma campanha de doação de sangue, que informasse e estimulasse pais, familiares e amigos a realizar esse ato nobre.

Para isso, precisaram entrar em contato com esses hemocentros, descobrindo que há idade e peso mínimo para a doação, além de restrições como tatuagens, tempo de doação e alguns medicamentos.

Assim, foi possível trabalhar medidas de tempo e massa, mostrando que a Matemática está mesmo presente em situações do nosso cotidiano.

Com todas essas informações, a turminha botou a mão na massa e criou uma bela campanha com cartazes, música e um emocionante clipe que chamava os doadores para a doação no hemocentro mais próximo. Imagine que tocante a turma entrando em contato com versos, estrofes e rimas, percebendo a importância do ritmo para chamar a atenção de seu público!

Quem aderiu à campanha, recebeu uma plaquinha e no momento da doação tirou uma foto, que foi colocada no mural de doadores montado pela turma e exposto no parque.
Ao final, os alunos elaboraram um infográfico, visualizando o sucesso de sua campanha por meio de tabulação de dados.

A campanha foi tão bem sucedida que a turminha foi parabenizada até pela diretora de um dos hemocentros, que fez questão de enviar um e-mail exaltando a brilhante iniciativa de alunos tão novos.

Com crianças engajadas assim, certamente o mundo terá muito mais iniciativas em prol do próximo.

Parabéns, turminha e para todos que colaboraram!