Alunos do 3º ano otimizam seus conhecimentos com colegas empreendedores para concluir projeto Ciências Médicas

Pensando em juntar dinheiro para ir ao Instituto Butantã conhecer como eram os instrumentos médicos mais antigos no Museu Vital Brasil, e assim concluir o projeto “Ciências Médicas”, os alunos do 3º ano decidiram abrir sua própria empresa. Após uma pesquisa de mercado, a turminha chegou à conclusão que brigadeiros de colher seriam os produtos que mais agradariam seu público.

Sabendo do sucesso da Super Tec Cake, empresa do 5º ano, os alunos decidiram marcar uma reunião com os proprietários da empresa para pedir alguns conselhos e trocar idéias sobre como criar uma empresa que fosse lucrativa.

Assim, as turmas se encontraram e de maneira bastante informal, discutiram maneiras sobre como iniciar um empreendimento. Os alunos do 5º ano utilizaram toda a sua experiência como pequenos empresários para dar dicas muito úteis aos novos empreendedores que estão surgindo no mercado, como a apresentação do produto, as diferentes maneiras de divulgá-lo e até mesmo a criação de um espaço para degustação. Além disso, aproveitaram para dividir também os pontos positivos e negativos da Super Tec Cake com eles, ressaltando a importância de planejar os custos para não saírem no prejuízo.

Os alunos do 3º ano ouviram atentamente as dicas, fazendo perguntas e comentários, resultando em uma reunião rica em opiniões e argumentos, além de citarem diversos conceitos matemáticos, como o cálculo da porcentagem – que a turminha do 5º ano fez questão de apresentar à do 3º, o cálculo mental e até mesmo o uso de expressões numéricas para aprimorar o cálculo do lucro.

Por meio desse encontro, que promoveu a interação entre as turmas, as professoras puderam fazer interferências relacionando as idéias discutidas com os conteúdos de cada turma, desenvolvendo o vocabulário matemático de cada um, como por exemplo, expressões como “lucro bruto”, “investimento”, “porcentagem”, de maneira integrada ao projeto e às necessidades da turma, que ficou entusiasmada com as novas descobertas.

A turma do 5º ano saiu da reunião orgulhosa com a contribuição que deu ao projeto dos colegas, sabendo que suas dicas serão muito úteis.

Os alunos entendem a importância da interação e troca de informação entre grupos empreendedores na abertura de um novo negócio

Heitor Dib, aluno do 3º ano, concluiu: “A participação dos alunos do 5º ano foi muito legal. Com a reunião, pudemos conhecer as etapas da criação de uma empresa, além de recebermos dicas importantes para nossa empresa ser um sucesso. Estamos empolgados para começar nosso negócio!”

Brevemente, nascerá uma nova empresa! Aguardem!