Alunos do 1º ano estudam o corpo humano

Poucos assuntos são tão fascinantes para os alunos quanto o funcionamento do corpo. Isso levou a turminha do 1º ano a escolher esse tema para fazer parte do projeto. Mesmo antes de começar a estudar o corpo humano, as crianças formularam hipóteses ao elaborar o mapa do projeto e por meio de pesquisa em livros e outras fontes, os alunos a cada dia conseguiam responder às perguntas.

O foco do trabalho nessa etapa foi ajudar a turma a perceber o corpo como um todo, e que diversos sistemas realizam funções específicas, interagindo para a sua manutenção. Para isso, a turminha observou o torso do corpo humano e manuseou as réplicas dos órgãos em três dimensões o que foi um facilitador da aprendizagem por fornecer uma visão mais aproximada da realidade das estruturas do corpo.

Além disso, a turminha também contou com a participação de uma dentista (mãe de uma aluna) que proferiu uma palestra sobre higiene bucal colaborando para prevenção de cáries.

Um assunto de bastante curiosidade da turma foi porque ficamos doentes. Diante dessa dúvida a turma assistiu filmes e pesquisou em livros sobre as bactérias (sistema imunológico). No laboratório de Ciências, os alunos observaram as bactérias para ter a noção real do seu tamanho e de como elas realmente são, não as vendo somente através de desenhos e representações em livros e sites.

O projeto levou os alunos a prepararem uma campanha de doação de sangue

E foi durante essa descoberta que a turminha se interessou em saber sobre a necessidade de doar sangue. Visitando o site do Pró-Sangue, descobriram que muitos tipos de sangue estão em falta. Com esses dados, a turminha logo se mobilizou e como atividade de conclusão está preparando uma campanha de doação de sangue.

Outro assunto levantado pela turma foi sobre a necessidade de se alimentar. Nesse caso, o equilíbrio e a saúde do organismo foram relacionados com atitudes e interações com o ambiente, alimentação saudável, higiene pessoal diária e repouso adequado. Para isso, foi destacada a função de uma boa nutrição para o perfeito funcionamento dos diferentes sistemas do corpo humano.

Através do aprendizado da pirâmide alimentar, os alunos refletiram sobre o consumo de determinados alimentos para entender o reflexo de cada alimento no organismo das pessoas. Essa informação foi muito importante para os alunos entenderem sobre a importância de suas escolhas alimentares nesta fase do seu crescimento.

Durante o projeto as crianças foram adquirindo informações que enriqueceram muito seu conhecimento sobre o tema.

Alunos medem o comprimento do intestino