Desenvolvido na Escola do Max, vivencionismo atrai atenções estrangeiras

Na última quarta-feira, 04 de agosto de 2010, Marcelo Rodrigues, autor do livro Pedagogia Vivencionista e diretor da Escola do Max, deu uma entrevista em inglês para Steve Hargadon, criador do site americano FutureofEducation.com e de diversas redes sociais sobre educação que envolvem dezenas de milhares de educadores.

Para uma platéia que contou com pessoas de diferentes países, Marcelo começou a discussão perguntando para os outros educadores a questão-base da pedagogia Vivencionista: e quando o aluno quer saber “por que eu devo aprender isso”?

As respostas que os educadores deram foram variadas: porque é importante, porque esses conhecimentos são essenciais, para desenvolver o pensamento, para criar um background cultural, etc.

Assim Marcelo começou a explicar como funciona a Pedagogia Vivencionista: as crianças aprendem porque querem, com a liberdade de escolher o tema dos seus projetos. O autor também explicou como a pedagogia é aplicada na prática na Escola do Max e quais os seus resultados.

As inovações que o vivencionismo traz foram recebidas com surpresa pelos professores estrangeiros, e vários disseram que gostariam de ter estudado assim quando alunos. Durante a palestra, os educadores puderam perceber como é importante a questão de o aluno escolher o tema de seu projeto, sentindo-se, assim, motivado a estudar.

Steve concluiu a entrevista indicando: “esse é um livro que eu recomendo”.

Se você quer assistir também, clique aqui.