E5 apresenta feira de ciências

Mais um semestre se iniciou e com ele a vontade imensa de escolher um novo e empolgante projeto. Em meio a ideias como Lendas Urbanas, Natureza, Meio Ambiente, Fauna e Flora e Revolução Francesa, o tema escolhido como protagonista para o desenvolvimento dos estudos foi Química.

Por meio desses estudos foram desenvolvidos conteúdos de Língua Portuguesa como substantivos, adjetivos e locuções adjetivas, concordância nominal, verbos, concordância verbal, estrutura textual e linguagem formal, além do contato direto com diversos gêneros textuais ligados ao estudo da Química. Em Matemática, os alunos trabalharam com unidades de medida de tempo, capacidade, massa e comprimento, área, fração, múltiplos e divisores, conteúdos desenvolvidos por meio da leitura de textos, pesquisas e atividades diversas em sala de aula.

Ao final das pesquisas, os alunos decidiram apresentar uma Feira de Ciências, daquelas que se vê nos filmes, com “explosões” e “mágicas” encantadoras ao olhar.

Depois de montar o planejamento da feira e escolher com muito cuidado as experiências, os alunos se deram conta de que seria necessário comprar alguns produtos e materiais para a apresentação do jeitinho que estavam imaginando. Assim, surgiu a ideia do “Max Boliche”, um espaço inovador onde o consumidor poderia jogar boliche e curtir uma balada em uma pista totalmente personalizada com desenhos relacionados à química, além de comer deliciosos pães de queijo e refrescar-se com suco de maracujá.

O empreendimento contou com a ajuda de uma cozinheira contratada e paga pelos alunos e o empenho de cada aluno, que cumpriu sua função dentro da empresa. Desse modo, o sucesso foi garantido e os alunos arrecadaram dinheiro para a compra dos materiais necessários para realizar a tão esperada feira de ciências.

Desde o início de seu desenvolvimento, a turma já se mostrou muito empolgada e mais independente, não vendo a hora do tão esperado dia chegar. Para isso, foram preparados folhetos explicativos com experiências e ingressos para a entrada na feira.

Para a montagtem da feira foi necessário trabalhar com unidades de medida de comprimento e superfície, organizando a plateia e a bancada montada no parque para garantir conforto aos “cientistas” e seus expectadores. Também foi necessário dominar as medidas de massa e capacidade para realizar as experiências de modo preciso e garantir seu resultado em frente ao público. Os alunos também redigiram textos instrucionais, mostrando domínio de sua estrutura e dos verbos no modo imperativo.

A data marcada finalmente chegou e os pequenos cientistas, vestidos com jalecos e protegidos com seus óculos, desenvolveram sua feira de ciências em frente a uma plateia que foi ao delírio com tantas descobertas. A turma, é claro, está muito orgulhosa por vencer mais esse desafio e conquistar mais um objetivo no 5º ano.

PROFESSORA RAQUEL