Vivencionismo: a escolha que traz motivação e significado

Para que eu tenho que aprender isso?

Escola e pais até hoje responderam a essa pergunta com projeções sobre o futuro profissional da criança ou mesmo a necessidade de obtenção de notas para aprovação. Mas será que isso tudo faz sentido para a criança hoje? Será que convence o suficiente para gerar motivação no aluno? O conteúdo aprendido será lembrado no dia seguinte e percebido como algo útil para a criança?

Na Pedagogia Vivencionista a condição primordial para o trabalho pedagógico é trazer motivação e significado. Os alunos devem estar motivados a realizar suas atividades. Além disso, eles precisam perceber a necessidade de aprender o conteúdo hoje mesmo, não apenas quando estiverem 10 ou 20 anos mais velhos.

Para isso, a Escola do Max permite que os alunos escolham os temas dos seus próprios projetos. Esse será o “pano de fundo”, o assunto central que será trabalhado. E vale todo o tipo de assunto que interesse aos alunos.

A escolha do tema é feita democraticamente através da fase inicial dividida em etapas: exposição ou estimulação com materiais diversos, brainstorm com defesa individual de ideias, e por fim, uma votação.

Com o tema definido, os alunos estudam por algumas aulas o tema escolhido, a ideia é que formem um conhecimento mínimo sobre o assunto e tenham ideias criativas para as próximas etapas de desenvolvimento e conclusão do projeto. O objetivo central deve seguir 5 pontos básicos:

1. Ser motivador
  2. Oferecer oportunidades de aprendizado do conteúdo obrigatório
  3. Ser desafiador, envolvendo esforço e dedicação
  4. Criativo. Algo novo para que experiências anteriores não se repitam
  5. Vivência. Trazer a oportunidade de vivenciar situações enriquecedoras

Os alunos então discutem e decidem, com o apoio do professor, o que desejam alcançar com o seu projeto, quais conteúdos serão necessários aprender e como irão organizar as atividades. A partir daí tudo fica mágico. Os alunos empreendem seu próprio projeto, passam por conquistas e frustrações, resolvem problemas, buscam fontes, pessoas, instituições, levantam hipóteses, aprendem ferramentas e conceitos, desenvolvem habilidades, tudo enquanto estudam a matéria e trabalham duro para realizar o tão desejado objetivo que foi idealizado por eles mesmos.

Mais do que um direito de escolha em um ambiente democrático, a Escola do Max, através de sua Pedagogia Vivencionista, coloca o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem, gerando motivação para o aluno e um aprendizado que faz sentido.

Essa inovadora pedagogia já foi tema de revista internacional especializada em educação e tem sido referência para propostas diferenciadas de ensino em diversas escolas, influenciando currículos e abordagens. Mas o que mais nos orgulha nesse trabalho é perceber o brilho nos olhos das crianças e a sua empolgação enquanto realizam coisas incríveis, tudo recheado com aprendizados importantes e desenvolvimento de habilidades.

Isso é vida! Isso é a Pedagogia Vivencionista da Escola do Max.

Pagina Inicial